12 de mar. de 2010

19 de março 2010 - JUBILEU DE OURO - AMC

A Associação Madalena de Canossa tem sua existência desde 1959, portanto há 50 anos vem desenvolvendo trabalhos de assistência social e educacional.
Estando as Filhas da Caridade Canossianas instaladas nesta cidade (Araras) desde 1952, prestando serviços de administração interna e dos serviços de enfermagem no Hospital São Luís (Santa Casa de Misericórdia) – durante a estadia da Coordenadora Geral desta Congregação no Brasil – quando estando em visita aos bairros da cidade verificaram que no campo assistencial que as autoridades e iniciativas particulares criaram para o bem estar de pessoas mais necessitadas, faltava uma entidade que cuidasse desta demanda. Assim puderam ver nesta perspectiva um reforço que vinha aumentar o campo das obras sociais junto aos órgãos públicos e pequenas iniciativas da cidade em favor dos mais empobrecidos.
Foi através do apoio de Monsenhor da cidade que providenciou junto a outros benfeitores a doação da parte de um terreno, bem como uma ampla campanha para a construção da casa que as Irmãs Canossianas vieram a instalar-se no bairro Belvedere (hoje Parque Industrial).
Em setembro de 1956, segundo a Crônica escrita e arquivada daquela época, iniciou-se no lugar da construção o chamado “Oratório Festivo”, ocupando ali um espaço improvisado, neste dia teve início as obras Canossianas de promoção e formação com as crianças. Após o trabalho voluntário das Irmãs no Hospital, estas se dirigiam ao encontro de crianças e famílias do bairro, o número de crianças aumentava a cada dia e a sombra da árvore que os abrigava já não era suficiente.
Dando inicio ao grande sonho da “Casa da Criança” assim chamada, passou a desenvolver seus trabalhos com a finalidade de acolhê-las, na assistência de nível educacional, social, espiritual e material, dando as mães possibilidades de trabalhar, certas que os filhos estariam resguardados dos perigos a que o abandono as entregasse.
A missão da Associação Madalena de Canossa é a “formação do coração” acreditando assim a Fundadora da Entidade, “Madalena de Canossa” que da educação depende a conduta de toda a vida.
Através do empenho e vontade de promover o ser humano nas suas mais diversas realidades sociais e humanas, as irmãs resolvem expandir então a força do Carisma a favor da vida doando-se em outros lugares do Brasil onde se encontram atualmente: Imperatriz – MA e Piabetá-Magé-RJ.

Com Gratidão em nome de todas as Irmãs que deram suas vidas e continuam a favor da educação e da promoção humana e social, agradeço a todos os cidadãos ararenses que também fizeram e fazem parte desta história que fora construída e alicerçada sobre valores que o tempo jamais poderá apagar, ficando assim a nobre lembrança do bem partilhado que continuará dentro de muitos corações que nesta cidade e em nossas outras unidades permanecerão com ajuda e empenho de quem acredita na Promoção da Vida.”

Obrigada Ir. Manoela.
Dir. Presidente da AMC.

2 comentários:

Anônimo disse...

Trabalho com auxiliar de ensini no jardim canossa de imperatriz, e me sinto muito feliz em fazer parte de uma familia tão grande,e com um trabalho tão gratificante como de vocês canossianas.

Anônimo disse...

Participem deste blog dando suas sugestões.
parabens a todos pelo trabalho.
Sandra! sua disponibilidade na nossa Obra é dom de Deus.